O Caminho de São Tiago ~ Uma peregrinação no Caminho de Santiago

O termo "Way Of Saint James (ingles)" ou Camino de Santiago (espanhol), na realidade, descreve muitas rotas de peregrinação cristã, que datam da época medieval, que partem de vários locais da Europa, até a catedral de Santiago de Compostela, na Espanha. É aqui, nesta catedral, que repousam os restos mortais do apostolo São Tiago. Para a fé cristã, é um local sagrado, e perde apenas para Roma em numeros de peregrinos que viajam para la por ano.



O peregrino medieval buscava indulgências aqui, neste santuário sagrado de São Tiago, e acreditava que seria garantido um lugar no céu se completassem esta peregrinação. É de se admirar o numero de pessoas que tentaram esta peregrinação pelo menos uma vez na vida.

Recentemente, caminhar pelo Caminho de Santiago ou Camino de Santiago como é conhecido em espanhol, teve um renascimento entre os turistas e peregrinos modernos. Nem todos os que estão no Caminho o fazem com propósitos religiosos, como nos tempos medievais, entretanto, muitos caminham por motivos pessoais, senão espirituais ou apenas por aventura.

Existem mais de uma dezena de Caminhos à sua escolha, dependendo do sua motivação, do seu nível de habilidade e da época do ano. Basta consultar o mapa abaixo!

A maioria dos peregrinos opta por embarcar em um Caminho, uma e vez ou outra, escolhendo uma nova rota para Santiago a cada vez que vão. 
Para receber a "Compostela" ou o certificado oficial de conclusão pela Igreja Católica, você deve caminhar pelo menos 100 quilômetros até Santiago de Compostela e obter um "passaporte" (ou credencial em espanhol) carimbado pelo menos todos os dias ao longo do caminho em albergues locais, igrejas, bares e farmácias, para provar que você esteve lá.

Se você estiver caminhando apenas 100 quilômetros, é melhor ter sua credencial carimbada pelo menos duas vezes por dia. Você também pode andar de bicicleta ou a cavalo, mas deve percorrer pelo menos 200 quilômetros. 

No Caminho ingles existe uma exceção  quanto à regra dos 100 quilômetros 

A maioria dos peregrinos modernos escolhem o mais árduo dos Caminos, da fronteira francesa em St Jean Pied de Port e caminham mais de 750 quilômetros (500 milhas) para completar sua viagem de peregrinação. As histórias de transformações pessoais que ocorrem nesta longa jornada física são abundantes. Cada uma delas e unica é fascinante.


Para o peregrino, o crescimento e a alegria estão na própria jornada. 
Quanto mais difícil for a jornada e quanto mais afastado você estiver de sua zona de conforto, mais significativo e seu crescimento será maior!

Porque o caminho de São Tiago?

Meu fascínio pelo Caminho de Santiago começou quando dois amigos meu ( Jose e Gomes) fizeram este caminho e me contaram um pouco da historia deles. 
Alguns anos depois eu acabei encontrando o filme "O Caminho", dirigido por Emilio Estevez e estrelado por seu pai, Martin Sheen. Uma historia facinante que me tocou muito e aumentou meu desejo de fazer a caminhada.
Ai em 2019 acabei por 6 dias no hospital com problema do cora
ção e por ordem medica me foi recomendado fazer caminhadas.
Ao mesmo tempo que fazia minhas caminhadas  que se tornaram um vicio (BOM) eu decidi 
começar meus treinos para a caminhada de Compostela.
Depois que voce tem um problema de ataque card
íaco voce começa a pensar mais na vida e como tirar proveito dela.

Então em April de 2022 estarei indo para minha jornada Religiosa, Espiritual, Mental e Física para concluir o Camino de Santiago percorrendo  caminho mais longo: O Caminho Frances.

Estarei aqui, postando fotos, artigos e videos sobre ao longo do meu caminho.

Por hoje e so e estarei postando muito mais sobre  Caminho de S
ãoTiago.

Ate mais...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia

Amish - A Verdadeira Historia