Cantigas de Criança


Se Essa Rua Fosse Minha

Se essa rua Se essa rua fosse minha 
 Eu mandava Eu mandava ladrilhar 
Com pedrinhas Com pedrinhas de brilhante 
Só pra ver Só pra ver meu bem passar 
Nessa rua Nessa rua tem um bosque 
Que se chama Que se chama solidão 
Dentro dele Dentro dele mora um anjo 
Que roubou Que roubou meu coração 
Se eu roubei Se eu roubei teu coração 
Tu roubaste Tu roubaste o meu também 
Se eu roubei Se eu roubei teu coração 
Foi porque Só porque te quero bem.

Sapo Cururu 
Sapo Cururu na beira do rio Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio A mulher do sapo, é quem está lá dentro Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento. Atirei o Pau no Gato  Atirei o pau no gato tô tô Mas o gato tô tô Não morreu reu reu Dona Chica cá Admirou-se se Do berro, do berro que o gato deu: Miau! O Cravo Brigou com a Rosa  O cravo brigou com a rosa Debaixo de uma sacada O cravo saiu ferido E a rosa despedaçada. O cravo ficou doente E a rosa foi visitar O cravo teve um desmaio E a rosa pôs-se a chorar. A rosa fez serenata O cravo foi espiar E as flores fizeram festa Porque eles vão se casar. Cai Cai Balão  Cai cai balão, cai cai balão Na rua do sabão Não Cai não, não cai não, não cai não Cai aqui na minha mão! Cai cai balão, cai cai balão Aqui na minha mão Não vou lá, não vou lá, não vou lá Tenho medo de apanhar! Borboletinha  Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha Poti, poti perna de pau olho de vidro e nariz de pica-pau pau pau. Terezinha de Jesus  Terezinha de Jesus, de uma queda Foi ao chão Acodiram três cavalheiros Todos de chapéu na mão. O primeiro foi seu pai O segundo, seu irmão O terceiro foi aquele A quem a Tereza deu a mão. Terezinha levantou-se Levantou-se lá do chão E sorrindo disse ao noivo Eu te dou meu coração. Da laranja, quero um gomo Do limão quero um pedaço Da menina mais bonita Quero um beijo e um abraço. Cadê?  Cadê o toicinho daqui? O gato comeu Cadê o gato? Foi pro mato Cadê o mato? O fogo queimou Cadê o fogo? A água apagou Cadê a água? O boi bebeu Cadê o boi? Foi puxar trigo Cadê o trigo? A galinha comeu Cadê a galinha? Foi botar ovo Cadê o ovo? O padre chupou Cadê o padre? Foi rezar a missa Por onde é o caminho da Missa? Por aqui... 
Boi da Cara Preta  Boi, boi, boi Boi da cara preta Pega esta criança que tem medo de careta. Não, não, não Não o coitadinho Ele está crorando, porque ele é bonitinho! 


Pombinha Branca  
Pombinha branca, o que está fazendo? Lavando roupa pro casamento. Vou me lavar, vou me secar Vou pra janela pra namorar. Passou um moço de terno branco, Chapéu de lado, meu namorado Mandei entrar, mandei sentar Cuspiu no chão, limpa aí seu porcalhão! Marcha Soldado   Marcha Soldado Cabeça de Papel Se não marchar direito Vai preso pro quartel. O quartel pegou fogo A polícia deu sinal Acode acode acode A bandeira nacional. A Barata Diz Que Tem  A Barata diz que tem sete saias de filó É mentira da barata, ela tem é uma só Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só ! A Barata diz que tem um sapato de veludo É mentira da barata, o pé dela é peludo Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo ! A Barata diz que tem uma cama de marfim É mentira da barata, ela tem é de capim Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim A Barata diz que tem um anel de formatura É mentira da barata, ela tem é casca dura Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura A Barata diz que tem o cabelo cacheado É mentira da barata, ela tem coco raspado Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado. Nana neném  Nana neném que a cuca vem pegar papai foi pra roça mamãe foi trabalhar. Desce gatinho De cima do telhado Pra ver se a criança Dorme um sono sossegado. Ciranda, Cirandinha  Ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar, Vamos dar a meia-volta, Volta e meia vamos dar. O anel que tu me destes Era vidro e se quebrou O amor que tu me tinhas Era pouco e se acabou. Por isso Senhor Arteiro Entre dentro desta roda Diga um verso bem bonito Diga adeus e vá-se embora. Alecrim Dourado  Alecrim, Alecrim dourado Que nasceu no campo S em ser semeado Alecrim, Alecrim dourado Que nasceu no campo Sem ser semeado Foi meu amor Que me disse assim Que a flor do campo é o alecrim Foi meu amor Que me disse assim Que a flor do campo é o alecrim. Samba Lelê  Samba Lelê está doente Está com a cabeça quebrada Samba Lelê precisava De umas dezoito lambadas Samba , samba, Samba ô Lelê Pisa na barra da saia ô Lalá Ó Morena bonita, Como é que se namora ? Põe o lencinho no bolso Deixa a pontinha de fora Ó Morena bonita Como é que se casa Põe o véu na cabeça Depois dá o fora de casa Ó Morena bonita Como é que cozinha Bota a panela no fogo Vai conversar com a vizinha Ó Morena bonita Onde é que você mora Moro na Praia Formosa Digo adeus e vou embora. 
Pirulito que bate bate  Pirulito que bate bate Pirulito que já bateu Quem gosta de mim é ela Quem gosta dela sou eu. Pirulito que bate bate Pirulito que já bateu A menina que eu gostava Não gostava como eu. Meu Lanchinho  Meu sininho, meu sininho, Meu sinão, meu sinão, Bate de mansinho, Bate de mansainho: Dim, dim, dom. Dim, dim, dom. Está chovendo! Está chovendo! O que fazer? O que fazer? Abre o guarda-chuva, Abro o guarda-chuva Pra se esconder, Pra se esconder. Motorista, motorista, O lha o poste! Olha o poste! Não é de borracha! Não é de borracha! Vai bater! Vai bater! Meu lanchinho, meu lanchinho Vou comer, vou comer Pra ficar fortinho, Pra ficar fortinho E crescer! E crescer!

Pezinho
Ai bota aqui Ai bota aqui o seu pézinho
Seu pézinho bem juntinho com o meu (BIS) E depois não va dizer Que você se arrependeu ! (BIS)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia