PEREGRINAÇÂO NOS CAMINHOS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA


Roncesvalles - Espanha


Ola pessoal, depois de muito tempo sem vir aqui no meu blog, hoje estou de volta para recuperar o tempo que estive ausente.
Para o tópico de hoje quero trazer a você uma matéria muito bacana, algo muito especial que foi a minha peregrinação nos Caminhos de Santiago de Compostela (França/Espanha)

Bom, antes vou falar o que é o Caminho de Santiago, pois muitos ainda não ouviram falar.

Peregrinação do Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é um conjunto de rotas de peregrinação europeias que terminam em Santiago de Compostela, Espanha. Peregrinos caminham entre 7 e 30 dias para receber sua Compostela ou certificado de conclusão.

Nos Anos Santos, o Caminho é mais movimentado e 2022 é um Ano Santo. Durante o Ano Santo, os peregrinos recebem uma indulgência plenária, a absolvição de todos os pecados. Durante estes anos, as Portas Santas da Catedral de Santiago são abertas aos peregrinos.

Embora muitos mais percorram o Caminho de Santiago por razões não religiosas. Muitos dizem que o Caminho é hora de reiniciar sua vida. É uma experiência incrível e uma oportunidade de desconectar e vivenciar um cotidiano mais lento com poucos

Estas são oito rotas principais do Caminho de Santiago na Espanha que terminam em Santiago de Compostela.
  • Camino Frances
  • Via De La Plata
  • Camino Del Norte
  • Camino Ingles
  • Camino Portugues
  • Camino Portugues Coastal
  • Camino Primitivo
  • Camino Finisterre

Caminhar nos  Caminhos de Santiago é diferente de qualquer outro passeio a pé, adicionando uma dimensão espiritual transformadora à experiência. 
A energia e o senso de comunidade ao longo do Caminho de Santiago são completamente únicos e muito especiais. 

Origens da peregrinação
A história do Caminho de Santiago remonta ao início do século IX (ano 814) momento da descoberta do túmulo do apóstolo evangélico da Península Ibérica. Desde esta descoberta, Santiago de Compostela torna-se um ponto de peregrinação de todo o continente europeu.

O Caminho definia-se então pela rede de vias romanas que uniam os pontos nevrálgicos da Península. A impressionante afluência humana que desde muito cedo se dirigiu para a Galiza fez surgir rapidamente muitos hospitais, igrejas, mosteiros, abadias e povoações ao longo do percurso. Durante o século XIV a romaria começou a decair, facto trazido pelas guerras, as epidemias e as catástrofes naturais.

A recuperação do percurso inicia-se em finais do século XIX, mas é no último quartel do século XX que se verifica o autêntico ressurgimento contemporâneo da peregrinação. Não há dúvida que as componentes sociais, turísticas, culturais ou desportivas tiveram uma grande importância na revitalização Jacobea mas não podemos esquecer que o percurso ganhou prestígio graças ao seu valor espiritual.

Bom gente, agora que voce ja esta mais por dentro do que é o Caminho de Santiago, deixa eu falar sobre o meu Camino

Para meu primeiro Camino eu resolvi fazer o mais longo de todos, o Camino Frances. 
É o mais longo mais ao mesmo tempo o mais fácil. Estou falando que é o mais fácil porque é o que dizem., eu só poderei confirmar depois que percorrer todos eles .... hehehe

San Jean Pied De Port - França

O Caminho Francês é o mais popular de todos os Caminhos de Santiago. A rota francesa tradicionalmente começa em St Jean Pied de Port e percorre 780 km a oeste até Santiago de Compostela. Possui a melhor infraestrutura para peregrinos; Eu recomendo esta rota para todos os peregrinos de primeira viagem. O Caminho Francês é de longe a rota mais movimentada e, muitas vezes, durante os meses de pico de julho e agosto, encontrar um lugar para dormir à noite sem reservar com antecedência pode ser um desafio.

Se você não é espanhol, St Jean Pied de Port é o começo, mas os espanhóis consideram Roncesvalles o começo. 

Bom, para quem não me conhece ainda, meu nome é Luiz Lisboa e moro na cidade de Calgary, província de Alberta no Canada

Na minha próxima postagem irei contar o porque eu decidi percorrer os Caminhos de Santiago, minha tragetória desde o Canada ate Europa e passo a passo por etapas estarei aqui levando voce junto cominho nesta peregrinação de 32 dias até Santiago de Compostela e os 4 dias mais que caminhei de Santiago a Muxia e Finisterre.

Vejo você na próxima postagem

Vai deixando seu comentário ai abaixo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia