Ayrton Senna do Brasil, Resumo de um Campeão Fotos e Videos

19 Anos sem Ayrton Senna


A carreira automobilistica de Senna
A imagem vitoriosa deste brasileiro, considerado um dos maiores esportistas da história, é reconhecida nos quatro cantos do mundo, seja por seu talento excepcional e por sua determinação impressionante, ou por desempenho quase mágico. É um mito do automobilismo mundial e considerado um dos melhores de todos os tempos. 
Tal grandiosidade prematuramente reconhecida, quando Ayrton, aos 4 anos de idade pegou no volante pela primeira vez, marcou o início de uma história maravilhosa de sucesso, que eventualmente incluiria 41 vitórias na Fórmula 1, 65 pole positions e 3 campeonatos mundiais.
Ao vestir o macacão, transpirava um equilíbrio sereno e se integrava ao carro para sentir cada reação na pista, fazendo manobras inacreditáveis, dignas de um perfeccionista.  

A precocidade sempre marcou Ayrton Senna.
A irresistível vocação pela velocidade levou o pai a construir o seu primeiro kart, o 007 que ele transformou de brinquedo predileto no primeiro instrumento do lado mais sério da sua vida. Foi o protótipo que precedeu os karts das inúmeras vitórias (em 1973 venceu na estréia em Interlagos) e os seis títulos de campeão entre paulista brasileiro e sul-americano.
A paixão que Ayrton Senna levou do kart foi o grande segredo de ter sido campeão por onde passou.

Estreou na Fórmula Ford 1600 em Brands Hatch, dia 01/03/1981, com um quinto lugar. No domingo seguinte foi terceiro em Thruxton e quinze dias depois venceu em Brands Hatch. A coroa de louros desta primeira vitória virou relíquia. Um troféu raro, guardado até hoje, por Ralf Firman, primeiro patrão de Senna, na sede da Van Dimenn, em Snetterton, Inglaterra.
Depois de campeão na F Ford 1 600, Senna seguiu, em 1982, o caminho natural para a F 2 000. Entrou como um ciclone. Venceu e fez a pole position e voltas mais rápidas nas seis primeiras corridas. Estava quase como queria, mas tinha algo incomodando a sua aura de perfeccionista. Precisava preparar-se para perder.
Era isso. Uma explicável providência para quem não conhecia derrota desde julho do ano anterior. 
Na sétima corrida, em Mallory Park, ganhou mas, pela primeira vez na F 2 000, não largou na pole position. Na corrida seguinte, em Oulton Park, o motor quebrou e, finalmente, (!) ele perdeu uma corrida. Não aconteceu nada de extraordinário. Ayrton Senna, como tudo em que fez na vida, estava preparado também para aquele momento de derrota. Terminou o ano com os dois títulos da F 2000, inglês e europeu, com os recordes de 21 vitórias, 15 poles position e 21 voltas mais rápidas

Na Fórmula 3, o último degrau no rumo da F1, Senna repetiu o estilo fulminante da F Ford e F 2 000. Como quem quer arrasar o inimigo, venceu, fez pole position e voltas mais rápidas nas nove primeiras corridas do calendário, garantindo mais um título inglês. Tornou-se assim o único tríplice coroado das fórmulas britânicas. Era normal, portanto, que chovesse convites para testar carros da Fórmula 1. Toleman, Lotus, McLaren e Williams, fizeram as primeiras ofertas. Curiosamente, na exata seqüência que Senna cumpriu o seu destino na Fórmula 1

"Os dias em que se podia julgar um piloto por sua velocidade e seus reflexos acabaram. Ayrton Senna tinha uma combinação de conhecimento, concentração e força. Quanto a sua capacidade de concentração nas corridas, ele estava dois a três níveis acima do resto de nós - era extraordinário."
(Extraído do livro "Na Reta de Chegada", autor Gerhard Berger, Editora Globo, página 93 )



Longe das pistas, Ayrton Senna era uma pessoa normal. Se é que um ídolo possa ter vida normal. Depois de cumprir os compromissos com a equipe, imprensa, patrocinadores e fãs, procurava sair rapidamente dos autódromos. Destino: Brasil. Cidade: São Paulo. 
Em São Paulo, transformava-se no competente empresário que cuidava dos negócios com a mesma dedicação e preocupação que tinha na F1, como pode ser visto ao olharmos para o sucesso das marcas que criou: o personagem Senninha e a Marca Senna. 
Ayrton tinha orgulho de ser brasileiro. E queria fazer mais pelo país. Lançou a semente para a criação do Instituto Ayrton Senna que atende milhares de crianças e jovens em todo Brasil.
Mas Beco também se preocupava com seu lazer. Fez muitas viagens com familiares, amigos e namoradas para vários pontos do planeta. As férias eram sagradas. Dava-se ao luxo de se afastar das pistas e curtir o mar de Angra dos Reis, refúgio que adorava. Além disso, adorava praticar esportes. Era um esportista nato que mostrava muita habilidade para as corridas a pé, tênis, bicicleta, jet sky e muitos outros. Só não conseguia jogar futebol, apesar de ter tentado algumas vezes.
Aqui você poderá conhecer Ayrton Senna fora das pistas. Seus amigos, sua família, seus hobbies, as viagens que fez, as casas que morou, muitas histórias contadas por seus amigos e familiares.

  • Nome: Ayrton Senna da Silva
  • Apelido: Beco 
  • Data de Nascimento: 21/Março/1960
  • Altura: 1,76 
  • Peso: 70kg 
  • Número de sapatos: 40 
  • Pais: Neyde e Milton. 
  • Irmãos: Viviane e Leonardo.
  • Cuidados Especiais: Pessoais - com a pele tinha alergia atópica.
  • Comida que mais gostava: arroz, feijão, bife e batata frita; macarrão ao sugo. Mas era indispensável uma boa salada de alface. 
  • Não gostava: carne de porco, quiabo e jiló. 
  • Estilo de música: Phill Collins, Milton Nascimento, Tina Tunner, Enya, Queen. 
  • Estilo que não gostava: Rock Metal. 
  • Esportes: Jet sky, aeromodelismo, tênis e corrida. Quando criança andava também de carrinho de rolemã (bicicleta, etc.). 
  • Hobby: pescar. 
  • Viagens: Rio Araguaia, quando menino, para ele a mais emocionante. 
  • Manias: óculos de sol, cintos e calçados.
Beco, como era chamado na intimidade, era muito alegre e brincalhão. Por isso, as inúmeras histórias que vamos relatar aqui serão de muito bom humor, revelando o alto astral que Ayrton Senna tinha na intimidade da sua casa. Mesmo com a vida sempre corrida, com muitos compromissos que sempre procurava cumprir, encontrava um tempo para ficar com a família. Nos pequenos intervalos dos treinos particulares e a extensa programação dos Grandes Prêmios, voltava para o Brasil para passar alguns dias com os pais, irmãos, sobrinhos e amigos. Sempre foi um elo de ligação entre todos, onde o assunto Fórmula 1 era o que menos interessava. Ali ele era apenas o Beco. O menino que sonhou um dia guiar um carro de Fórmula 1, mas que adorava o sossego de casa às badalações do mundo das corridas. 
Aqui você poderá entrar um pouco mais na intimidade de Ayrton Senna.

A discrição foi uma das marcas de Ayrton Senna. Sabia administrar muito bem os compromissos profissionais que a profissão - e o encanto - de piloto vitorioso exigiam, com os deveres de bom filho, irmão, tio e amigo que fazia com muito prazer. Mudando de país e hotel a cada semana durante a temporada de Fórmula 1, Ayrton Senna gostava mesmo era de estar em casa. Algo especial que ele curtia muito e que tinha o seu estilo de vida. Reunia a família e amigos para recarregar as baterias, relaxar, tomar sol e praticar esportes.
Navegue pelo estilo todo pessoal de Ayrton Senna.

Ser campeão de Fórmula 1. Sem dúvida esse era o grande ideal de Ayrton Senna quando começou a correr de kart. Sua carreira foi sempre direcionada para isso. E conseguiu. Mas não era apenas o automobilismo a principal preocupação de Senna. O homem simples, sincero e amigo virava o empresário perfeccionista, objetivo e exigente quando tratava dos seus assuntos profissionais. E foi apoiado nessas qualidades naturais de empresário que Senna participou, diretamente, no desenvolvimento e concretização de dois sonhos que viu realizar: a Marca Senna, que é um referencial em produtos de alta tecnologia, e o Senninha, um personagem infantil, inspirado nos valores do próprio Ayrton Senna..
Mas, acima de qualquer outra coisa, tinha grande amor pelas crianças. Rodeado por elas, sempre abria um sorriso puro de satisfação. Fazer algo que desse oportunidade para as crianças era seu principal objetivo depois que conquistou as pistas do mundo inteiro. E aí está o Instituto Ayrton Senna, cumprindo os ideais traçados por seu mentor.

A preocupação com o social era uma marca de Ayrton Senna. Muito antes da semente do Instituto Ayrton Senna ser lançada, Senna trabalhou para realizar alguns sonhos de brasileiros menos favorecidos. 'Os ricos não podem continuar vivendo como se fossem uma ilha no meio de um mar de pobreza", disse certa vez. Acreditava em Deus, e deixava bem claro que "dentro do carro de Fórmula 1 está Ayrton Senna. Dentro do piloto a fé em Deus."
Conheça alguns dos pensamentos de Ayrton Senna sobre temas que sempre estiveram muito ligados a ele. 

"Deus me dá força. A vida é um presente que Deus nos deu e que somos obrigados a tratar com cuidado."
"Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse."



O carinho do povo tornou Ayrton Senna um herói, hoje lembrado através de homenagens, declarações, tributos, fan clubes e de muitas outras maneiras. É nesta área que você poderá conhecer um pouco mais sobre as iniciativas dos fãs de Senna e contribuir para aumentar cada vez mais este acervo. Se você sempre foi um fã de Senna, não deixe de ser membro do Fan Clube Virtual Ayrton Senna. Lá você terá acesso a promoções exclusivas para os fans virtuais. Confira as novidades!!!

Muitas foram as homenagens para Ayrton Senna. E todas estão bem guardadas, das mais simples às sofisticadas, das pequenas, mas sinceras, demonstrações de carinho e admiração vindas de todas as partes do mundo. Em todos os idiomas do planeta. Algumas passagens ficaram registradas na história da Fórmula 1 e do próprio Brasil. Ayrton até hoje é querido por todo o mundo. Onde seu nome é pronunciado as pessoas se comovem ao lembrar dos momentos de alegria que Senna, durante 10 anos, trouxe nos domingos de Fórmula 1. 

O carinho do povo tornou Ayrton Senna um mito, hoje quase uma lenda. Os fãs aceleravam com ele em cada curva, vibravam a cada conquista, jogavam champanhe no pódio da vida com ele. Havia uma cumplicidade recíproca na qual o campeão recebia o combustível psicológico do amor e o povo feliz delirava com as proezas do ídolo. Senna resgatou o sentimento que os brasileiros no dia-a-dia costumavam esquecer: o amor pela pátria. A oportunidade de levantar a bandeira brasileira era a maneira mágica dele se identificar com seu povo. 
Aqui você poderá conhecer os Fãs-Clubes de todo o mundo.

Certa vez Senna disse: "os melhores objetos que decoram a minha casa são os meus troféus". Orgulhava-se muito deles. De todos. Sempre muito cuidadoso com seus equipamentos de corrida, ou com os objetos que ganhava dos fãs e amigos. O acervo pessoal de Ayrton Senna é muito grande. Aqui, você poderá chegar mais perto de Ayrton Senna, conhecer os objetos que mais gostava ou que tinham uma forte ligação com ele.

Ayrton Senna foi personagem central de muitas histórias, fatos curiosos e sua vida é cheia de curiosidades. Claro que a grande maioria gira no mundo das corridas, e sempre de maneira muito positiva. Seu bom humor contagiava a todos.
Aqui, você vai conhecer as situações engraçadas que Senna participou, com amigos, adversários das pistas e fãs durante sua vida. Além disso, ficará por dentro das curiosidades que cercam o maior piloto de todos os tempos.

Video em Homenagem a Ayrton Senna




Meu Video em Homenagem a Ayrton Senna


Fotos de Ayrton Senna




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amish - A Verdadeira Historia

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Lojas do Ikea no Brasil