Como Escrever Melhor - Dicas
Escrever
bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma
boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal -
mesmo para aqueles que têm mais facilidade.
Para ajudar você a escrever melhor, no trabalho ou na escola, vai aqui algumas dicas, esperando que, com elas, sua autobiografia seja escrita com muitas páginas de sucesso.
Para ajudar você a escrever melhor, no trabalho ou na escola, vai aqui algumas dicas, esperando que, com elas, sua autobiografia seja escrita com muitas páginas de sucesso.
1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.
O
que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.
Se você quer que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
Se você quer que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
2. Saiba onde você quer chegar.
Antes
de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e
argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão
central. Comece
parágrafos importantes com sentenças-chave,que
indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3. Torne a leitura fácil e agradável.
Os
parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os
longos. Mande telegramas, não romances. Para
enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como
fizemos com essas "dicas").
4. Seja direto.
Sempre
que possível, use a voz ativa.
Voz Passiva - "Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado".
Voz Ativa - "Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado".
Voz Passiva - "Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado".
Voz Ativa - "Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado".
5. Evite "clichês".
Use
suas próprias palavras.
Clichê - O último, mas não menos importante...
Direto - Por último...
Clichê - O último, mas não menos importante...
Direto - Por último...
6. Evite o uso de advérbios vagos.
E
não esclarecedores, como "muito", "pouco",
"razoavelmente".
Vago - O projeto está um pouco atrasado.
Direto - O projeto está uma semana atrasado.
Vago - O projeto está um pouco atrasado.
Direto - O projeto está uma semana atrasado.
7. Use uma linguagem simples e direta.
Evite
o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o
seu português.
Jargão - Input, Output.
Português comum - Fatos/informações, resultados.
Jargão - Input, Output.
Português comum - Fatos/informações, resultados.
8. Ache a palavra certa.
Use
palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a
consultar o dicionário para evitar confusões.
Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9. Não cometa erros de ortografia.
Em
caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para
revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar
negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
10. Não exagere na elaboração da mensagem.
Escreva
somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja
sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.
11. Ataque o problema.
Diga
o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade
e confiança.
12. Evite palavras desnecessárias.
Não Escreva
|
Escreva
|
|
Plano de Ação
|
Plano
|
|
Fazer um debate
|
Debater
|
|
Estudar em profundidade
|
Estudar
|
|
No evento de
|
Se
|
|
Com o propósito de
|
Para
|
|
A nível de Diretoria
|
Pela Diretoria
|
13. Evite abreviações, siglas e símbolos.
O
leitor pode não conhecê-los.
14. Não se contente com o primeiro rascunho.
Reescreva.
Revise. Acima de tudo, corte. Quando
se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o
primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.
Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.
Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.
15. Peça a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes.
E
dê total liberdade para comentários e sugestões.
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