Barba, cabelo, bigode e…pés, Homens Vaidosos


Muitas vezes esquecidos em calçados fechados, os pés masculinos também devem receber tratamentos de beleza e relaxantes
Barba, cabelo, bigode e…pés. Sim, cada vez mais, os homens estão procurando cuidar desta parte do corpo que costuma ficar escondida em calçados fechados a maior parte do tempo. E sempre vale lembrar: os pés têm a importante missão de sustentar o corpo humano e, por isso, precisam sempre de atenção e não apenas quando começam a doer.

O podólogo Zilmar da Silva, do Lady&Lord Mueller, está há dez anos na profissão e conta que a popularização da podologia incentivou os homens a cuidarem dos pés. “A privacidade proporcionada por uma sessão de podologia é o que mais atrai o público masculino, uma vez que o cliente é atendido em uma sala exclusiva.”
Fique atento
• Alguns cuidados simples ajudam a cuidar dos pés e evitam o temido mau cheiro, que tem como principal causa a umidade excessiva na região:
• Hidratar os pés é importante! Escolha cremes específicos para essa região.
• Escolha meias de qualidade, preferencialmente, de algodão, que permitem que os pés respirem.
• Sapato confortável sempre! Não deve ficar largo nem apertado!
• O calçado deve se adaptar aos dedos, que precisam ficar livres. Antes de comprar, ande pela loja para sentir direito.
• Depois de usar, coloque para secar e arejar. O indicado é deixar pelo menos duas horas em local aberto e ventilado. Cuidado ao colocar os calçados atrás da geladeira, pois isso estraga o material.
• Opte por sapatos feitos com couro natural e forrados.
• Se permanecer muito tempo em pé, escolha calçados com solas macias que absorvem um pouco do impacto.
• Evite calçados com pontas finas, que deformam os dedos, ocasionando muitas vezes o famoso joanete.
• Se é diabético, evite andar descalço.
• Se perceber qualquer alteração nos pés, ou se apresentarem dores constantes, procure um médico.
Adepto da podologia há alguns anos, o cabeleireiro Wanderley Chagas, 50 anos, conta que, no início, os instrumentos usados no tratamento causaram um pouco de medo, em especial as brocas (também são usados desencravadores, espátulas, raspadores, alicates e palitos para unhas). Mas, segundo ele, logo o susto passa e é substituído por uma sensação de descanso. “Não é porque é pé de homem que precisa ser um pé feio. Além disso, às vezes eu uso sandália e me preocupo com o aspecto dos meus pés”, salienta.
Eterna dúvida
Quem procura cuidar dos pés tem duas opções de profissionais: o podólogo e o pedicure. O primeiro trata da saúde do pés, pois tem habilitação para resolver problemas como unhas encravadas ou inflamadas. Em geral, o profissional trabalha em uma sala exclusiva, proporcionando privacidade ao cliente. Uma sessão dura aproximadamente 1 hora e custa em média R$ 60.
Os pedicures (hoje também existem homens oferecendo o serviço) cuidam da parte estética dos pés. Os instrumentos de trabalho são alicates, espátula e lixa. Esses profissionais costumam atuar em espaços coletivos. A sessão dura em torno de 1 hora e o custo médio é de R$ 20.
Em casa

Saiba como você mesmo pode deixar seus pés mais bonitos e relaxados. O horário ideal para colocar os cuidados em prática é logo depois do trabalho:
Opção 1
Misture, numa bacia com água quente, ervas calmantes (como erva-doce e alecrim), algumas gotas de óleo hidratante e bolinhas de gude. Em seguida, coloque os pés na bacia e movimente-os suavemente, permitindo com que as bolinhas de gude massageiem os pés. “Fazer isso logo depois do trabalho relaxa os pés, enquanto já está hidratando”, afirma o podólogo Zilmar da Silva.
Opção 2
Inicialmente, faça uma limpeza da região a ser hidratada com loção adstringente. O creme esfolilante corporal com extrato de alecrim, com suave massagem, até a permeação total do produto. Os grânulos devem ser removidos com o auxílio de uma toalha. Em seguida, espalhe uma pequena quantidade da mousse de parafina corporal sobre a pele. Envolva a região com filme plástico e deixe agir por 20 minutos. Retire a proteção e massageie até a absorção total do produto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia