Manchas na pele que surgem durante a gravidez



Para evitar que a gravidez deixe as temidas manchas na face, é importante entender o problema e tomar as providências necessárias. A irregularidade típica dessa fase é conhecida como melasma ou cloasma gravídico, e se caracteriza por manchas provocadas pela distribuição excessiva de melanina nas duas primeiras camadas da pele, a epiderme e a derme. “Após exposição solar, o escurecimento pode surgir nas bochechas, na testa, no dorso do nariz, no queixo e acima do lábio superior”, diz a dermatologista Ana Lúcia Recio, membro das Academias Americana e Brasileira de Dermatologia. As incômodas manchas são, na verdade, uma defesa da pele contra agressões como alterações hormonais, uso de medicamentos e, principalmente, exposição ao sol. É preciso ter cuidados a vida toda”, diz Ana Lúcia.

Os três tipos de manchas
Além dos melasmas, há também as sardas e as melanoses solares, ou manchas senis, que surgem na idade avançada em decorrência dos danos causados pelo sol ao longo dos anos. As manchas senis costumam surgir em áreas do corpo como mãos, braços, colo e ombros, e apresentam coloração que varia do castanho ao marrom.
Os tratamentos são semelhantes àqueles indicados para o melasma: cremes clareadores, peelings e alguns tipos de lasers.

Genética e hormônios
“O aumento dos hormônios femininos, estrógeno e progesterona, estimula o funcionamento do melanócito, célula da pele produtora de melanina”, diz o dermatologista Cristiano Tárzia Kakihara, membro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica. Além da exposição ao sol, a lâmpadas e à radiação da tela do computador, as manchas também são desencadeadas por permanência em ambientes com temperatura elevada, distúrbios da tireóide e dos ovários e uso de medicamentos como antibióticos e anticonvulsivantes. Os melasmas são mais comuns em quem tem pele morena, e a herança genética determina se uma pessoa terá ou não tendência ao problema. Quanto antes tratar, melhor.
Cuidados preventivos minimizam as manchas.
Na hora de lavar o rosto, é preciso escolher os produtos com cuidado. “Como a pele está sensível por causa das alterações hormonais, é melhor que os produtos sejam suaves”, diz o dermatologista Kakihara.

Cremes clareadores
São mais indicados nos casos em que há tendência genética ao problema. Tais despigmentantes devem ser prescritos pelo dermatologista, pois contêm substâncias como ácidos retinóicos, salicílico, glicólico, azelaico, fítico, lático ou mandélico, que bloqueiam a produção de melanina e sua distribuição pelas células da epiderme.

Peeling
Pode ser feito durante e depois da gravidez por indicação médica. O especialista passa um preparado na face que deve ser retirado algumas horas depois. Após dois ou três dias, tem início o processo de descamação e, com isso, a remoção de pigmentos. Duas semanas depois, a superfície já está mais clara.

Laser
Há diversas tecnologias que podem ser usadas pelo dermatologista. “O microdermoabrasão promove um afinamento do tecido epitelial. Além de clarear manchas, aumenta a produção de colágeno e atenua marcas de expressão”, diz Leila Bloch. Já a LIP (Luz Intensa Pulsada) gera um calor na pele que atinge vários alvos, como melanina, vasos sanguíneos e colágeno.



Veja Tambem:






Comentários

  1. Durante a gravidez, as hormonas mudam muito, e geralmente aparecem manchas na cara e outras partes do corpo.
    Eu fui a dermatologia em curitiba para que solucionassem esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao Mariana, os dermatologistas de Curitiba resolveram seu problema de manchas na pele?
      Voce poderia contar pra nos como foi o tratamento, sua experiencia, tempo que levou, para que nos possamos ficar mais a par disso e os leitores tambem ficarem mais informados.

      Esperamos por voce

      Excluir

Postar um comentário

Ola Amigos, deixe aqui seu comentario

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia