iPhone: segredos, truques e expressões - Tech - Parte 02


Saber o que significa algumas expressões é essencial para quem tem um iPhone.
Todas as expressões abaixo, são termos que rodeiam em geral o mundo do iPhone, iPod touch e iPad.
Emuladores: Programas que simulam um console de vídeo-games.

Fast App Switch ou Seletor de Aplicativos: Poucos conhecem a tradução oficial para o português desta função. É o que Jobs chama de Fast App Switch, a famosa barra inferior que serve para trocar rapidamente de aplicativos os quais já tenham sido usados e podem estar ativos. Pode-se acessá-lo clicando duas vezes no botão Início. Só funciona em aparelhos de 3ª e 4ª geração.

Firmware: São os arquivos do sistema operacional.
Eventualmente são liberados firmwares mais novos, que trazem atualizações ao sistema.

Giroscópio: Um recurso melhorado do acelerômetro, mas este sente o eixo “Z”, além do “X” e “Y” do acelerômetro. Além de sentir qualquer movimento – para cima e para baixo, de um lado para o outro e para frente e para trás, ele sente os movimentos em torno de seu próprio eixo.

Construído no interior de um microchip de silício, o microgiroscópio consiste de uma série de “forquilhas” metálicas, cada uma com uma frequência de ressonância que muda conforme giram, estabelecendo a orientação precisa do dispositivo em 3 dimensões. Recurso presente apenas no iPhone 4.

IMEI: É a identidade do celular. Cada celular no mundo tem o seu IMEI, que é único. Normalmente é achado atrás da bateria. Outra forma de se obter o IMEI é digitar direto no aparelho o código: *#06# para obtê-lo sem precisar desligá-lo.

iPhone OS: A partir de 06/2010 o iPhone OS passou a ser chamado pela Apple de iOS, (logo após o lançamento da iOS 4.0) este termo ficou melhor em vista que o mesmo sistema operacional passou a funcionar além do iPhone, bem em iPods iTouchs e iPads, assim o nome diminuiu, porém, ficou mais abrangente.

iTunes: Programa usado em seu computador para sincronizar músicas, vídeos, fotos, e outras coisas para seu iPhone. Também usado para atualizar o firmware.

Jailbreak: Forma de livrar o iPhone, iPod touch e iPad das amarras da Apple. Num aparelho jailbroken é possível fazer tudo o que a Apple não deixa, como instalar aplicativos não-oficiais (não foram feitos pela Apple e seus desenvolvedores). A maioria destes é usada pelos usuários para deixar o dia-a-dia mais prático e simples.

Magnetrômetro: Um Compass Digital, ou Bússula digital, pode ser orientada pelo Norte Magnético Verdadeiro, ou Norte comum.

Além de poder ser usado sem consumo de dados por se tratar de um hardware, esse recurso serve pra te dar a sua direção para a navegação por GPS. Se você está usando a navegação guiada ou até andando na rua, o mapa que aparece no celular aponta para a direção que você o está apontando.Recurso presente apenas nos modelos 3G, 3GS e 4G.

Sensor de Proximidade: O nome já é explicativo. Localizado ao lado esquerdo do falante em cima da tela, podendo ser melhor visto, a luz do sol. Este sensor de proximidade, ajuda para uma detecção mais precisa da face do usuário.

O mesmo é usado no iPhone para que ao fazer chamadas em volume normal (sem viva-voz ativado), ao aproximar o gadget da orelha, o mesmo detecta a aproximação por sinais de infravermelho e assim desabilita a tela, economizando energia. Este é apenas um dos exemplos onde o mesmo é mais usado no iPhone, podendo ser usado para medir pequenas distâncias e afins, baseado em seus limites de hardware. No iPhone 2G, tinha apenas 2 Sensores, sendo incrementado mais 1 no 3G em diante. No total, são agora três sensores, contando com o sensor de luz ambiente. Recurso presente em todos os iPhones.

SpringBoards (SB): São as páginas do seu aparelho. É como se fosse sua área de trabalho.

Spotlight: O sistema de buscas do iOS (chamado de Spotlight) agora é capaz de buscar palavras direto na internet, sem precisar entrar no Safari. Também tem a opção de procurar na Wikipedia, direto na tela de Início. Além disso, ele também é capaz de encontrar palavras em mensagens SMS e MMS.

==========================================



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola Amigos, deixe aqui seu comentario