O que é Renda Passiva?


O que é renda passiva?
Quero iniciar esta série sobre renda passiva esclarecendo o significado do termo renda passiva.
Eu prefiro definir renda passiva em termos gerais, como uma receita que você obtém mesmo que não esteja trabalhando ativamente. Outro nome para renda passiva é renda residual.
Por comparação, renda ativa é dinheiro que você deixa de receber quando para de trabalhar. Se você recebe um salário e pede demissão do emprego ou é demitido, certamente deixará de ter uma renda. Você pode receber uma recisão para ajudá-lo enquanto procura outro emprego, mas seu chefe não continuará pagando seu salário se você deixar de trabalhar.
Da mesma forma, trabalhar como freelancer também é considerado geração de renda ativa – você precisa trabalhar para ser pago.

Através da renda passiva, você continuaria recebendo mesmo sem trabalhar. Você pode até ter bastante trabalho no início, quando ainda está desenvolvendo o negócio, mas em determinado momento  o fluxo de renda passiva é ativado. Nessa hora você pode essencialmente parar de trabalhar se desejar, e o dinheiro continuará a fluir, não importa o que você faça ou deixe de fazer.
Renda passiva não significa o pagamento de uma determinada quantia de dinheiro uma vez apenas, como uma herança ou a venda de um ativo como imóveis ou ações. Renda passiva é uma fonte de renda frequente.

Mas renda passiva não significa renda permanente. Algumas formas de renda passiva podem durar alguns anos. Outras podem continuar por décadas ou até mesmo séculos, por várias gerações. Mas, eventualmente, fontes de todos os tipos de renda secam, por uma razão ou outra.

Renda passiva não significa renda 100% segura. Algumas formas de renda são mais seguras do que outras, mas há sempre um risco. Para qualquer tipo de fonte de renda, há alguma probabilidade, por menor que seja, de que algo não funcione. Por essa razão, a melhor estratégia é criar múltiplos fluxos de renda, para que você possa reduzir o risco de todas elas darem errado ao mesmo tempo.

Renda passiva também não significa renda 100% passiva, sem necessidade de manutenção. É preciso dar alguma atenção à fonte de renda, seja ela de qualquer tipo, para que continue funcionando. Às vezes isso é muito fácil e só requer ir aos correios e ao banco. Às vezes é ainda mais passiva e o dinheiro é depositado diretamente na sua conta bancária todo mês. Mas, mesmo assim, você ainda terá que declarar essa renda e pagar os devidos impostos.

A renda passiva é realmente um leque de possibilidades. Alguns fluxos de renda são muito passivos. Se você essencialmente não fizer nenhuma manutenção neles por anos, a renda continuará fluindo. Os royalties do meu livro são um exemplo disso, é bem provável que a minha editora continue vendendo meu livro, e as pessoas continuem comprando. Tudo o que eu preciso fazer é depositar os cheques. Eu não tenho que processar pedidos, atender clientes, nem fazer propaganda.

Outros fluxos de renda são semi-passivos. Pode ser preciso fazer algum trabalho para mantê-los em funcionamento mesmo que você não esteja trabalhando em troca de um salário. Por exemplo, se você tiver uma casa e for alugá-la, você pode receber renda passiva em forma de aluguel pago por seus inquilinos. Mas você também pode precisar gastar um pouco de tempo, energia e dinheiro para manter a propriedade, para encontrar novos inquilinos quando ela for desocupada, e para arcar com um  financiamento (se for o caso), o pagamento do seguro e os impostos. Se os seus inquilinos entrarem em conflito com você ou ficarem inadimplentes, você pode precisar trabalhar mais ainda. É claro que você poderia delegar a maior parte desse trabalho pra alguém, mas em contrapartida você teria um sócio ou um funcionário para gerenciar.

A renda passiva não significa que ela seja passiva pra todos. Pode haver outras pessoas com empregos tradicionais que fazem parte do trabalho que o possibilita receber renda passiva. Você também pode usar a tecnologia para trabalhar muito por você. O nível de passividade depende do ponto de vista de cada um. A renda passiva de uma pessoa pode ser a renda ativa de outra.

Também quero distinguir renda passiva do que chamarei de renda afanada. A renda afanada é o que as pessoas tentam conseguir quando sucumbem a uma mentalidade de ficarem ricas rapidamente. Esta é uma atitude indisciplinada que visa a ganhar algo em troca de nada. A ideia é encontrar uma forma de afanar dinheiro das pessoas ou da economia sem fornecer um valor significativo. É possível gerar renda desta forma, já que o mercado possui várias deficiências, mas não é uma abordagem que eu recomendo. Eu, pessoalmente, não defino renda passiva incluindo a renda afanada, mas definitivamente há uma variedade de formas de renda passiva, umas fornecendo mais valor do que outras.

Nesta série eu pretendo ajudá-lo a criar sua própria renda passiva de uma forma positiva, ou seja, gerando valor para outras pessoas. Esta estratégia é mais sustentável no longo prazo e melhor para todo mundo. Felizmente, há muitas formas de criar valor.

Dito isso, esta série não é para os iludidos preguiçosos que passam 6 horas por dia jogando videogames. Da mesma forma, essa série também não foi desenvolvida para os malucos desesperados que dizem “Eu preciso ganhar $500 até sexta-feira pra pagar meu aluguel”.

Criar fluxos de renda passiva é trabalho, é um esforço muito ativo. Primeiro você precisa fazer o trabalho; depois pode relaxar e aproveitar os resultados.


Veja Tambem :
2) Motivação, sucesso e renda passiva
3) Estabelecendo sua meta de renda passiva
4) Comprometa-se com a sua meta de renda passiva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia