Complexo Øresund Dinamarca/Suécia

Complexo Øresund 
Dinamarca/Suécia

O que você prefere para atravessar o mar com o seu carro, uma ponte ou um túnel?
Na hora de construir a ligação rodoviária entre a Dinamarca e a Suécia, os engenheiros preferiram unir as duas coisas, criando o incrível Complexo Øresund.

Composto por uma ponte, uma ilha artificial e um túnel, o Øresund percorre os 12km (sendo 8 na ponte e 4 no túnel) que separam Copenhage na Dinamarca e Malmö na Suécia e foi inaugurado no ano 2000. Além dos carros, uma ferrovia tambem percorre o complexo transportando passageiros entre os países.

A justificativa para que o túnel fosse contruído, ao invés de se fazer apenas uma ponte, é muito simples: bem na margem dinamarquesa fica o Aeroporto Internacional de Copenhage e a altura da ponte naquele local poderia interferir na circulação dos aviões.

Durante as escavações para a sua construção 16 bombas remanescentes da Segunda Guerra Mundial foram encontradas no fundo do mar, mas nem isso trapalhou os planos, ja que o Øresund foi terminado com 3 meses de antecedência.

O valor do pedágio para fazer a travessia é de aproximadamente 100 reais, o que pode parecer um pouco caro para os padrões brasileiros, mas levando-se em conta toda a beleza e complexidade do projeto, vale a pena!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola Amigos, deixe aqui seu comentario