Aprenda a pescar com os pássaros (incrivel video)


Pássaro usa isca para pescar almoço

Ter fome, procurar comida e poder escolher o que comer parece restrito apenas a humanos, e a um número reduzidíssimo inclusive. Por isso, é dificil imaginar um outro animal pescando, e ainda escolhendo o peixe que deseja degustar. Mas é exatamente esse o caso de alguns indivíduos da garça verde.


Em video divulgado recentemente, a garça executa uma técnica na qual, com um pedaço de pão, procura atrair o melhor peixe. O processo é repetido inúmeras vezes, até o peixe fisgar o pão. Porém, o pássaro não fica satisfeito com o miúdo peixe que consegue pegar e o descarta, reiniciando o processo. Somente quando um peixe que lhe parece satisfatório é atraído pelo pão é que a garça encerra a pescaria. Veja o video:



Apesar de surpreendente, a técnica não é novidade para pesquisadores, que já registraram o seu uso  por parte de outras espécies de garça. A habilidade nao é inata, ou seja, não nasce com o pássaro. De acordo com estudo elaborado por Hiroyoshi Higuchi, pesquisador da Universidade de Tóquio,  trata-se de uma habilidade adquirida, possivelmente pela observação de humanos que alimentam peixes em lagos, rios e lagoas.
Somente alguns animais mais inteligentes, como o do vídeo, que vivem próximos aos peixes, onde há rochas acima da linha da água, fornecendo bons esconderijos,  parecem ter desenvolvido a habilidade. E pelo que tudo indica, ela não parece ser ensinada de um pássaro a outro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia