Curitiba - Parana


curitiba
Curitiba é a capital do Paraná, um dos três Estados que compõem a Região Sul do Brasil. Sua fundação oficial data de 29 de março de 1693, quando foi criada a Câmara.
No século XVII, sua principal atividade econômica era a mineração, aliada à agricultura de subsistência.O ciclo seguinte, que perdurou pelos séculos XVIII e XIX, foi o da atividade tropeira, derivada da pecuária. Tropeiros eram condutores de gado que circulavam entre Viamão, no Rio Grande do Sul, e a Feira de Sorocaba, em São Paulo, conduzindo gado cujo destino final eram as Minas Gerais. O longo caminho e as intempéries faziam com que os tropeiros fizessem invernadas, à espera do fim dos invernos rigorosos, em fazendas como as localizadas nos "campos de Curitiba". Aos tropeiros se devem costumes como o fogo de chão para assar a carne e contar "causos", a fala escandida - o sotaque leitE quentE -, o chimarrão (erva-mate com água quente, na cuia, porque os índios a utilizavam na forma de tererê, com água fria), o uso de ponchos de lã, a abertura de caminhos e a formação de povoados.
No final do século XIX, com o ciclo da erva-mate e da madeira em expansão, dois acontecimentos foram bem marcantes: a chegada em massa de imigrantes europeus e a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, ligando o Litoral ao Primeiro Planalto paranaense.
Os imigrantes - europeus e de outros continentes -, ao longo do século XX, deram nova conotação ao cotidiano de Curitiba. Seus modos de ser e de fazer se incorporaram de tal maneira à cidade que hoje são bem curitibanas festas cívicas e religiosas de diversas etnias, dança, música, culinária, expressões e a memória dos antepassados. Esta é representada nos diversos memoriais da imigração, em espaços públicos como parques e bosques municipais.
A "mítica imigrante do trabalho" (observação do poeta Paulo Leminski, falecido no século passado) aliada a gestões municipais sem quebra de continuidade, acabou criando uma Curitiba planejada - e premiada internacionalmente, em gestão urbana, meio ambiente e transporte coletivo. 
A capital do Estado do Paraná, formada num altiplano 934 metros acima do nível do mar, carente de marcos de paisagem oferecidos pela natureza, acabou criando suas principais referências pela ciência e pela mão humana.
No século XX, no cenário da cidade planejada, a indústria se agregou com força ao perfil econômico antes embasado nas atividades comerciais e do setor de serviços. A cidade enfrentou, especialmente nos anos 1970, a urbanização acelerada, em grande parte provocada pelas migrações do campo, oriundas da substituição da mão-de-obra agrícola pelas máquinas. 
Curitiba enfrenta agora o desafio de grande metrópole, onde a questão urbana é repensada sob o enfoque humanista de que a cidade é primordialmente de quem nela vive. Seu povo, um admirável cadinho que reuniu estrangeiros de todas as partes do mundo e brasileiros de todos os recantos, ensina no dia-a-dia a arte do encontro e da convivência. Curitiba renasce a cada dia com a esperança e o trabalho nas veias, como nas alvoradas de seus pioneiros.
DADOS DA CIDADE DE CURITIBA
Altitude:945 m
Área:434,967 km²
Área verde por habitante:51 m²
Bairros:75
Clima:Subtropical
Extensão Norte-Sul:35 Km
Extensão Leste-Oeste:20 Km
Fuso Horário:Brasília (UTC-3)
Gentílico:curitibano
Latitude:25º25'48'' Sul
Longitude:49º16'15'' Oeste
Pluviosidade:1500 mm/ano
População:1.851.215 habitantes (IBGE/2009)
Relevo:Levemente ondulado
Temperatura média no verão:21 ºC
Temperatura média no inverno:13 ºC

DISTÂNCIAS DE CURITIBA
Aracaju2595 Km
Belém3193 Km
Belo Horizonte1004 Km
Boa Vista4821 Km
Brasília1399 Km
Campo Grande1006 Km
Cuiabá1718 Km
Florianópolis310 Km
Fortaleza3541 Km
Goiânia1210 Km
João Pessoa3205 Km
Maceió2871 Km
Manaus4036 Km
Natal3365 Km
Palmas2076 Km
Porto Alegre716 Km
Porto Velho3135 Km
Recife3078 Km
Rio Branco3669 Km
Rio de Janeiro852 Km
Salvador2385 Km
São Luís3301 Km
São Paulo408 Km
Teresina3143 Km
Vitória1359 Km



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia