Hibribus, Ônibus Elétrico Com Um Segundo Motor Biodiesel


Curitiba não poderia ficar fora dessa. O Hibribus, o ônibus elétrico que conta com um segundo motor alimentado por biodiesel será apresentado durante a conferência Rio+20, das Nações Unidas. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Ducci.
A marca sueca Volvo será a responsável por fabricar a linha de ônibus que vai operar em Curitiba depois de passar mais de um ano sendo testado. Cerca de 60 veículos já foram encomendados para começar a rodar ainda em 2012.
A frota funciona com dois motores: um elétrico, usado para acelerar o veículo até 20 km/h, e outro que funciona com biodiesel, sendo acionado quando o veículo ultrapassa essa velocidade.
Além disso, a energia empregada no sistema de freios aciona o carregador das baterias, e o motor movido a biodiesel é desligado. Um estudo desenvolvido pela Volvo constatou que o tempo em que o ônibus fica parado representa 50% do período total de sua operação. O motor elétrico garante que parado ou enfrentando trânsito severo, o veículo não emita fumaça. Ponto positivo para Curitiba!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia