As 7 novas Maravilhas Naturais do Mundo

Amazônia e Cataratas do Iguaçu estão entre as paisagens mais votadas no concurso do "New7Wonders"

Amazônia
Com 5,5 milhões de km² e dona da maior biodiversidade do planeta, a floresta amazônica é uma das 7 novas maravilhas naturais do mundo, segundo resultado provisório divulgado nesta sexta pelo site "New7Wonders". Nesse ecossistema em perfeita harmonia, onde tudo que se produz é aproveitado de forma eficiente, uma única árvore pode abrigar mais de 1,5 mil tipos de invertebrados, de formigas a aranhas, de lagartixas a besouros. A paisagem exuberante ocupa nove países na América do Sul, mas a maior parte de suas selvas tropicais ficam no Brasil. A floresta guarda ainda um outro tesouro: ela se desenvolve às margens do Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água e também em comprimento.



Cataratas do Iguaçú
As Cataratas do Iguaçu também estão entre as novas 7 Maravilhas NAturais. O conjunto de 275 quedas de água localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/ Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones/ Argentina) coupa uma área total de 252 mil hectares de floresta subtropical. O Parque Nacional argentino foi criado em 1934, e o Parque Nacional brasileiro em 1939, tendo como propósito administrar e proteger o manancial e meio ambiente ao redor. Ambos passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul



Komodo
O Parque Nacional de Komodo é constituido por três grandes ilhas, Komodo , Rinca e Padar, e outras numerosas e pequenas ilhas, com uma superfície total de 1.817 km², dos quais apenas 603 km² são terrestres. O Parque Nacional foi fundado no ano 1980, com objetivo de proteger e salvar o dragão de Komodo (varanus komodoensis), a flora, a fauna marinha. As ilhas do Parque Nacional são de origem vulcânicas.



Montanha da Mesa
A montanha da Mesa e um dos principais ícones da Cidade do Cabo, na África do Sul, e o único lugar natural do mundo a levar o nome de uma constelação astral "mensa" (latim para mesa). Essa montanha com o cume plano tem resíduos de erosão de seis milhões de anos e possui uma flora riquíssima, com mais de 1,4 mil espécies de flores. A Montanha da Mesa tem também uma rara e impresionante seleção de vida selvagem, com muitas espécies em vias de extinção.



Ilhas de Jeju
Numa enseada a 130 km da Coréia do Sul ficam as Ilhas de Jeju, a menor provincia do país e a maio, com 1,8 mil km² de área. De formação rochosa, a Ilha é o lar do monte Halla, um vulcão inativo que fica a 1,9 mil metros do nível do mar, o pico mais alto da Coréia do sul, em torno do qual existem outros 300 vulcões satélites.A população local é estiamda em 560 mil habitantes.



Rio Subterrâneo do Porto Princesa
O Parque Nacional do Rio Subterrâno fica na cidade de Porto Princesa, na ilha Palawan, nas Filipinas. Esse Parque é a mistura de uma paisagem fantástica de pedras calcárias com um rio subterrânio navegável por 8,2 km. A travessia passa por uma gruta com grandes formações de estalactítes e estalagmítes. Na entrada do rio existe uma lagoa com água límpida e em torno das suas margens crescem árvores antigas onde bandos de macacos e morcego-raposa encontram seu habitat ideal.


Baía de Ha-Long
A Baía de Ha-Long é uma extenção de água de aproximadamente 1,5 mil km, situada ao norte do Vietnam, na província de Quang Ninh, com mais de 1960 ilhas. Algumas dessas ilhas são vazias com enormes covas enquanto outras servem de lar flutuante para pescadores. Suas águas rasas são abrigo de 200 espécies de peixes e mais de 450 de moluscos. Outra das características da Baía de Ha-Long è a quantidade de lagos nas ilhas de pedras calcárias, por exemplo a ilha Dau-Be que possui seis lagos.


Que ver mais fotos das novas 7 maravilhas do mundo?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia