Quem nao gosta de banana?


Quem não gosta de banana? Não estamos falando das Bananas de Pijamas, mas daquela fruta gostosa e macia que sua mãe traz da feira. Afinal, como cantava Carmen Miranda, banana engorda e faz crescer. Então, se você quer crescer forte e saudável, o melhor é comer muita banana.
Rizoma, o caule subterrâneo
Você já viu uma bananeira? A árvore onde crescem os cachos de banana está presente em boa parte do nosso país. Mas não podemos vê-la por inteiro. O caule da bananeira é subterrâneo e, portanto, fica escondido. O que parece ser o tronco dessa árvore é um caule falso – ou pseudocaule – formado por suas folhas.
O caule verdadeiro – ou rizoma – está debaixo da terra. Os pseudocaules brotam dos rizomas e, cada vez que a bananeira dá frutos, o antigo morre para que brote um novo. Se tirarmos parte do rizoma (com raízes) e o replantarmos, teremos uma bananeira nova.

Nutrição
Os cachos de banana são compostos por pencas com cerca de 20 frutas. São uma fonte rica em vitaminas A e C, potássio e fibras. Uma única banana contém um terço das necessidades diárias de potássio. Como esse nutriente alivia câimbras, comuns nas práticas esportivas, ela é a musa dos esportistas.
Além de comê-la fresca, podemos utilizar a banana para fazer vários pratos. Elas podem ser secas, para produzir banana-passa; fritas, viram banana chips; ou transformadas em farinhas nutritivas. Além disso, podemos fazer compotas, bolos, tortas e todo tipo de doce com esse alimento versátil. Mas ela também pode ser utilizada na preparação de pratos salgados, como farofas e moquecas.
Amadurecendo
Conforme amadurecem, as bananas ganham uma coloração amarela. Antes disso, são verdes. Se você tem uma bananeira no quintal de casa ou no sítio, espere as frutas ficarem amarelas para arrancar os cachos. Verde, a fruta não é boa para comer, podendo ser consumida apenas se estiver cozida ou frita.
Se plantadas comercialmente, as bananas dever ser arrancadas das árvores quando ainda estão verdes. Depois, são transportadas e armazenadas. Elas amadurecem no armazém ou no supermercado, onde serão compradas por quem gosta de banana. Se você também gosta, lembre-se de pedir para sua mãe trazer um cacho da feira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utopia e a obra de Jan Antonin Bata

Complexo Øresund Dinamarca/Suécia